sábado, 12 de julho de 2008

Meia Maratona, mas com a dificuldade completa.


Para quem estava com pena de só ir fazer a meia maratona de 42 km, e não percorrer os 77Km da Maratona, ao chegar ao fim dei graças a Deus, por aquela prova não ter nem mais um único Km.

De manhã, bem cedo, Pedro Trilhos, Sousa Trepador e Vitokourov, (os 3 do costume), lá foram até Fafe, participar na 2.ª Maratona BTT de Fafe, na vertente Meia–maratona
Site da Prova
Sempre ao som dos comentários elitistas e pejorativos do costume, por parte do Vitokourov, por só irmos participar na Meia e não numa Mega Maratona, arrancamos para a prova sem grandes precalços, deixamos os que tinham mais pressa fazerem o sprint inicial como é habitual nestas andanças e lá fomos os 3 ao nosso ritmo, apanhar durante o resto da prova, uma grande maioria daqueles que no inicio passavam por nós como se fossem a fugir sem pagar alguma coisa, (o último que pague).
O cenário, ia variando entre paisagens urbanas e bosques entrecortados por alguns cursos de água, que tivemos de atravessar, tendo o Trepador aquando da passagem por um dos riachos, em tom de provocação, queixado-se ao Vitokourov, que já tinha a bike toda suja e que precisava de a lavar, (assuntos inacabados de outras andanças).
Equivalendo-se ao cenário o piso também ia variando entre piso asfaltado, terra e pedras, somando ainda a variante topográfica com subidas daquelas que se costumam fazer de elevador e não de bike e com descidas alucinantes, para gozo do Vitokourov e dos demais participantes com bikes de suspensão total, que passavam pelo pessoal das rígidas, como balas, (só não eram feitos de chumbo e as mazelas físicas iam-se vendo nos atletas ao longo do percurso).

Com um acumulado de quase 1200 metros, foi uma prova dura, principalmente para mim, que levava algum cansaço acumulado durante toda a semana, culminando no dia anterior com o reconhecimento a S. Pedro do Sul.
Na altura da separação (maratona e meia maratona) a dor que ia na alma do Vitokourov por estarmos a fazer a meia, teve o seu momento mais alto, quando um atleta já da classe masters (jersey azul do Agrupamento Escolar José Meira), que tinhamos encontrado alguns metros mais atrás, fez a viragem para a maratona e nós lá tivemos de nos restringir à nossa condição física e viramos para a meia, foi um duro golpe para o ego do Vitokourov, mas teve que ser.
Chegado ao fim, dei graças por não me ter metido na Maratona, pois a Meia não deu meio cabo de mim, antes pelo contrário foi suficiente para dar cabo de mim completamente.
De referir que embora tenha feito algumas fugas o Vitokourov chegou ao mesmo tempo que eu e o Trepador, aqui era para dizer que 10 metros antes da meta parei para esperar pelo Trepador (que andou toda a prova a puxar por mim, mas agora vinha poucos metros atrás porque quase no final já na cidade teve que abrandar pois tinha um furo na roda da frente, que fora alguns Kms antes, apenas remediado para não perder muito tempo, pois o Vitokourov já estava a contar os atletas que passavam por nós enquanto tentavamos reparar a avaria, e não parava de se queixar que estavamos a ser ultrapassados por toda a gente), e afinal o Vitokourov também ainda vinha atrás de nós, mas não vou dizer, pois ele fica chateado e começa logo a arranjar desculpas esfarrapadas para ainda estar para trás e não vale a pena deitar o ego dele ainda mais abaixo.
No final, veio o prémio por todo aquele esforço, o Trepador teve direito a massagem por parte dum homem e duma menina (um em cada perna), o Vitokourov por uma menina e eu pelas duas massagistas que estavam lá para dar apoio aos atletas que por lá passavam todos rotos.

Ao almoço, o Vitokourov fartou-se de criticar a qualidade do mesmo, mas eu não me vou pronunciar pois estava demasiado cansado para reparar na qualidade do alimento, naquela altura o que viesse era bom.

Pedro "Trilhos"


Mesmo passeio versão ecobike.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma crónica ao nível que o Trilhos já nos habituou. Tb concordo que a escolha da meia - 45 kms- foi decidamente acertado tendo em conta a dureza do percurso e do acumulado da prova, isto claro para o desespero do Vitokourov que ainda deve estar doente a pensar no velhinho dos 80 kms na altura da divisão... Excelentes trilhos e variados, descidas técnicas e vertiginosas - eu que o diga pois tive por algumas vezes para ir ao soalho. Uma prova para repetir para o ano com mais pessoal do Bike17.
Claro que, a faltar 10 kms para a meta, os meus amigos de viagem tiveram que me sabotear a bike com um suposto spray anti-furo, isto quando estava na plenitude das minhas forças para a recta final e para um ataque surpresa ao Vitokorouv...
Quanto ao sorteio para os prémios, ainda devem estar a chamar os nossos n-ºs, pois pisgamo-nos mais cedo e lá se foi a habitual mijaneira do Vitokourov em arrecadar alguma coisa :)

Anónimo disse...

http://www.srcepanense.com/m08/tempos_meia_maratona.html
Classificação da meia maratona:
Lugar 69 com 3:18:11 99 MANUEL FERNANDO DINIS DE SOUSA
Lugar 70 com 3:18:18 343 VITOR FERNANDO VIEIRA RIBEIRO DA SILVA
Lugar 71 com 3:18:22 100 PEDRO MIGUEL VELOSO SILVA
Meus amigos, contra provas não há argumentos, a sabotagem anti-furo não deu resultado :)

Anónimo disse...

O foto-finish, estava nitidamente viciado.
Vou ter de reclamar junto das autoridades fiscalizadoras competentes.
No mínimo davam o mesmo tempo.

Anónimo disse...

viva.
mais um passeio em que privei da excelente companhia destes dois fraquinhos atletas, que me impediram de subir ao podio da meia maratona e no final ainda ficam à frente na classificação.
Se já não estava muito satisfeito com esta organização agora nem vou perder tempo com comentários a esta prova.
como sempre valeu pela companhia...
abraços