quarta-feira, 29 de setembro de 2021

ROTA CARMELITA - Coimbra a Fátima

 *** A Rota Carmelita conforme descrito no sítio, diz-nos e passo a citar: «Partindo
do Carmelo de Santa Teresa em
Coimbra, a Rota Carmelita é um convite para alcançar o Santuário de Fátima através de 111 km desenhados nos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém; é um percurso alternativo aos grandes eixos rodoviários que oferece ao caminhante/ciclista troços mais seguros e confortáveis».

*** Nesta senda, quatro aventureiros, Eu, Santos «Pantera», Pimenta «Saca Saca» e José Zuzarte resolveram descobrir esta rota, dividindo a epopeia em 2 dias, o primeiro até Ansião e o 2º até Fátima e depois Entroncamento para os respetivos regressos a casa. Ainda tínhamos colocado a hipótese de a partir de Fátima fazer a ligação a Tomar, por indicação do Zuzarte, via Caminho do Nascente, mas dado a logística ao chegar ao Santuário, tal não se afigurou viável, ficando este percurso para outra aventura.

*** Quanto ao percurso, fomos agradavelmente surpreendidos com o mesmo, extremamente bem marcado ao longo de todo o caminho, com placas de sinalização e informação muito cuidadas e completas, mostrando as 3 alternativas do percurso, a Rota Carmelita, os Caminhos de Santiago e a Variante. Até Conímbriga, a rota vai essencialmente por estrada, sendo que a partir dali, o percurso torna-se espetacular, com poucas passagens por estradas movimentadas,
existindo um misto de singletracks, pedra solta, caminhos rurais e estradões, passagens por lugarejos, em suma,
BRUTAL... 
*** De salientar que, segundo conseguimos apurar depois, a informação que serve de apoio a esta Rota foi disponibilizada pelo Turismo de Portugal coadjuvado pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestre. 

*** Acresce que alguns mafarricos do Bike17Eco tinham-se lançado em novembro de 2013, pela epopeia dos Caminhos de Santiago de Porto a Fátima , tendo-se agora a perspetiva de que algumas partes do Caminho se cruzam, contudo a Rota Carmelita tem um percurso muito diferenciado.

*** De peripécias vividas, de assinalar nenhuma queda nem mazela nestes mafarricos, contudo o Pantera logo na ida de comboio para Coimbra começou a deitar fora peso: esqueceu-se dos óculos no comboio, para depois perder a câmara GoPro 4 numa queda que deu numa descida e, por fim, num momento de descanso e assalto à carrinha do padeiro, ainda demos conta que lhe faltava um raio... a malapata do mafarrico estava instalada!

*** Uma aventura top entre amigos, com a estreia neste grupo do Zuzarte, em mais uma visita este ano ao Santuário de Fátima.


*** Sousa "Trepador"

*** Deixo-vos aqui um resumo em vídeo registado nestes 2 dias desta magnífica aventura.


1 comentário:

Unknown disse...

Juntando uma Rota magnífica e bons Amigos, só podia dar numa grande e memorável aventura. Foi top 5*