domingo, 16 de janeiro de 2022

Subida ao Posto de Vigia no Parque Natural da Arrábida

 *** Há já algum tempo que este mafarrico queria visitar/explorar o ponto mais alto da Serra de São Luís, em pleno Parque Natural da Arrábida, o Posto de Vigia. Por aquelas bandas proliferam trilhos espetaculares, para todos os gostos e amantes da natureza.

*** Dado os meus níveis intensos de treino regulares - uma volta de sofá por mês - e como o Track escolhido marcava cerca de 40 kms com sensivelmente 1000m de acumulado, iniciei o percurso na ciclovia, junto à Estação de comboios de Setúbal, vindo de casa. O dia começava fresquinho mas solarengo, ideal para a prática.

*** Fez-me companhia nesta demanda o Rui Castanheira, em grande forma igualmente com os seus dois treinos intensivos mensais... para depois a meio do percurso virem ao nosso encontro as máquinas da casa Nunes, Ribeiro e Pinto, os quais já vinham de Corroios e Fernão Ferro, com as pernas já quentes e munidos de cordas, em caso de terem de rebocar estes dois mafarricos, caso houvesse algum furo, principalmente no bucho.

*** O Pinto apresentava-se munido da sua nova máquina, uma SCOTT SPARK DE 2022, segundo o Ribeiro e o Nunes, esta nova bomba possuía motor movido a energia de uva pisada, em lagar secreto, e dizem as más línguas que se teria escudado ao controlo da UCI, estórias para outros capítulos...

*** De forma resumida, o trilho seguia para o Castelo de Palmela, subindo pela Estrada da Cobra, entrando pelo Trilho dos Moinhos, na Serra do Louro, a norte do Parque Natural da Arrábida, descendo o famigerado Trilho do fio Dental, para depois subir novamente em
direção ao posto de vigia, logo a seguir a Capela de São Mamede, com trilho bastante técnico à mistura, sendo o regresso efetuado por mim e pelo Castanheira, em sentido inverso pelo Castelo de Palmela e Estrada da Cobra, tendo o Nunes, Ribeiro e Pinto continuado o seu aquecimento.

*** Em suma, uma manhã pura de pleno BTT e amizade, com dureza e trilhos técnicos à mistura, recheada com uma panóplia de paisagens deslumbrantes, não estivéssemos nós em pleno Parque Natural da Arrábida. Venha mas é o próximo por aquelas bandas!

*** Fica aqui o vídeo resumo registado por este Betetista:

*** Saudações betetistas.

*** Fernando Sousa 
 


Sem comentários: