segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Subida ao Piorneiro e Geira Romana - Gerês

De regresso aos ares de Caldelas, zona do famoso, IIIº passeio do BIKE17ECO no longínquo ano de MMVII, aquele que: ”subia pra C*****o”.

No passado dia 6OUT, III cromos do BIKE17ECO (mais ou menos os do costume, falta um mas isso já foi tema neste Blog), foram para o Gerês, com 2 objectivos:
Iº - subida (e consequente descida) em BTT do pico do Piorneiro, local inóspito e isolado, cujo pico jamais terá sido trilhado por bicicletas.
IIº - percorrer os XX kms da Geira Romana, entre Covide e Souto, no regresso.

Com arranque na Aldeia de Ramalha, na freguesia de Sequeiros, base logística do BIKE17ECO, iniciámos logo com uma subidinha com inclinações de XX%, boas para aquecer.

Percorrendo as cotas altas da Serra de STª Isabel, com as indescritíveis paisagens do Gerês como pano de fundo, passando por locais já por nós percorridos nos II passeios que já por cá fizemos.

Percorremos parte da PRXII, em Santa Isabel do Monte, e depois foi mais uma subidinha com boas %, e manadas de vacas, até ao topo do Piorneiro, o Iº objectivo do dia, com vistas espectaculares para o PNPG, mais concretamente para a zona da Calcedónia, (para quem não conhece a Fenda, é percorrer o PR I, que aconselho vivamente.)
Tiradas as fotos da praxe, seguiu-se a descida de III,V Kms em trilho até lá abaixo, Covide, - foi tudo bichinho.
Paragem num café, para repor energias e rapidamente iniciamos o regresso pelo caminho romano, só que os romanos devem-se ter baldado na construção de uma parte da estrada e caminho nem vê-lo, lá tivemos que andar no PURINHO BTT: subir ribanceiras, bicicletas às costas, abrir caminho pelo mato, enfim nada de novo…
Encontrada, finalmente a Geira, devemos ter entrado, na faixa contrária, pois nas cerca de XII milhas do caminho, devemos ter encontrado á vontade uns XXX ou XL ciclistas a fazer o caminho no sentido oposto, - só nós é que estávamos bem… - (não sabemos o que se passava, mas foi o que aconteceu).

Regresso a casa sem percalços, e com mais uma grande coça de btt à antiga, no currículo… J.

Fotos deste Passeio

Download deste Trilho

Nota: o Pedro Trilhos, opta por escrever as suas crónicas na ortografia antiga..

2 comentários:

Sousa disse...

Um percurso fabulástico, convidativo à organização de um passeio oficial do Bike17Eco pela Geira Romana, sem subir como o c.....
De salientar o regresso deste cronista de craveira internacional, especialista em percursos terrestres e marítimos e afins....

Sergio Fugas disse...

Mais um dia bem passado! Com um trilho muito bom :-) e com paisagens de cortar a respiração. De salientar a lição de geografica dada pelo nosso cronista...