sábado, 23 de agosto de 2008

S. Pedro do Sul

Caros amigos e colegas, realizou-se mais um passeio de BTT, em S. Pedro do Sul.

A comitiva vinda do Porto, chegou à Vila de S. Pedro do Sul, por volta das 08H30, do dia 23 de Agosto de 2008, estando um dia esplêndido, para a prática do BTT, sendo por mim recepcionados, junto da piscina e pavilhão municipal da referida Vila.

Como necessitava-mos de energia, dirigimo-nos à Pastelaria “Lafopão”, onde tomámos o pequeno almoço.

De barriga cheia, deslocámo-nos nas viaturas para o monte “São Macário”.

No topo deste monte e já equipados a rigor, tiramos a fotografia ao grupo, onde contrariamente ao ano transacto, em que iniciamos o percurso na base, subindo ao topo da Serra da Arada, freguesia de Carvalhais, desta vez começamos pelo cimo da montanha (S. Macário), junto da capela, para podermos desfrutar da paisagem do excelente dia e para que toda a gente chegasse ao fim.

Iniciado o percurso, percorremos um trilho, passando junto de um parque eólico, de onde era visível uma enorme cordilheira, paisagem esta fabulosa e única, acompanhados à distância pelo carro de apoio, tripulado pelos amigos e inseparáveis, Mendes e Narciso, que circulavam no asfalto.

Após percorridos alguns quilómetros, quando circulava-mos no alcatrão, ainda em plena montanha, ocorreu o primeiro incidente, o Lamborghini do Amorim teve um furo (já vinha a ameaçar), pelo que teve de substituir a câmara-de-ar. Para que não bastasse e tornando esta paragem mais prolongada, e devido à especial adoração de figos por parte do Pinto, este teve uma crise intestinal, vindo a defecar por duas vezes, limpando-se não se sabe bem a quê, tendo este extraordinário acontecimento sido registado pelo fotografo de serviço, Comandante Organista.

Mais à frente e como já é da praxe, para estas paragens, subimos um monte de grande inclinação com a bike à mão, foram cerca de 150 metros, nada teve a ver com os cerca de 4 quilómetros, do passeio realizado no passado ano, na Serra da Arada.

Chegados ao topo do monte, lá nos esperava o carro de apoio, não havendo no entanto necessidade de prestar qualquer auxílio físico, foi só apoio moral, principalmente ao Pinto, que ainda não havia recuperado totalmente da Víscera tubular.

Seguidamente iniciamos uma longa descida, sendo visível um enorme pinhal, com inúmeras curvas, onde os mais audazes conseguiram ultrapassar os sessenta quilómetros horários.

Uns quilómetros mais à frente e após a louca descida, entramos num trilho no interior de um pinhal, com destino a uma aldeia abandonada, atravessada por um riacho e com uma vegetação bastante densa.

A seguir à passagem pela referida aldeia, iniciamos mais uma daquelas subidas, das quais todos adoram.

Mais à frente o Jorge Almeida, quis ir conhecer as Ruínas Arqueológicas “Cárcoda”, por nós visitada no ano transacto, mas como a maioria já conhecia as referidas ruínas, seguiram todos em direcção ao Parque Florestal do Pisão (ponto de encontro com o carro de apoio), tendo eu seguido no encalço do Jorge, visto que o mesmo não conhecia o local.

Depois da nossa visita a Cárcoda, seguimos para o Pisão, local onde abastecemos de água e tiramos mais algumas fotos junto dos moinhos.

Neste sitio e por solidariedade com o Amorim o Jaguar do Trepador, teve um furo (Também já vinha a ameaçar), mudando a respectiva câmara-de-ar.

Incidente resolvido, seguimos em direcção à Vila de São Pedro do Sul, onde chegamos por volta das 13H00 e tomámos o merecido banho, nos balneários da Piscina Municipal, que nos foram gentilmente cedidos pela Câmara.

Banho tomado, fomos almoçar à Adega do Ti Joaquim, onde devoramos a tradicional vitela de Lafões, acompanhada por um delicioso vinho do Dão. Posteriormente fomos fazer a digestão pelas Termas de S. Pedro do Sul, onde podemos tocar na água muito quente, a qual exalava um forte cheiro a enxofre, sendo a mesma de origem vulcânica. Visitamos ainda o museu do Balneário Termal, designado por “Rainha D. Amélia”.

Mais um passeio foi realizado na terra dos meus pais, pelo que tive um grande prazer em vos receber, quando me encontrava no gozo das minhas férias. Agradeço a vossa vinda, só tenho pena que mais alguns amigos não tenham podido vir, e espero que para o próximo ano, se realize mais um passeio nesta linda região de Lafões, pois existem alguns percursos para conhecermos, tais como a antiga rede ferroviária do Vouga, da qual tive o prazer de conhecer uma parte do percurso, aquando das minhas férias na região.

Um abraço e até ao próximo passeio.

Domingos Presas
MAIS ALGUMAS FOTOS DO PASSEIO

3 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez que me lembro da imagem do pessoal a carregar as biclas às costas, porque até com elas no chão era dificil subir a rampa que fizemos o ano passado para estes lados, mais fico a gostar deste passeio que foi à vontade, 80% a descer.

Anónimo disse...

Concordo com o Trilhos e devo destacar que desta vez a Serra ficou com um adubo de qualidade para muitos anos, com o selo de garantia do Núcleo de Segurança Privada ...

Anónimo disse...

Muito bem, muito bem organizado, as paisagens são belíssimas, excelente camaradagem, no final o esforço físico acaba por não contar, devemos continuar com estes aprazíveis convívios. Bem haja quem organiza e claro, os que vão, esses é que fazem falta. Abraços BYKEIROS.