domingo, 17 de agosto de 2008

2º BTT BP Gás Agrival – Clube BTT de Penafiel

Eram precisamente 06h20 quando saltei fora da cama para iniciar mais uma jornada de BTT. O Trilhos, que teve que fazer o turno da noite, pois não lhe concederam o “excesso” (cada um tem o que merece), lá passou na minha casa e rumamos em direcção à casa do Trepador.
Após montarmos as burras em cima do carro do Trepador, iniciamos a pequena viagem até Penafiel. Ao aproximarmo-nos da auto-estrada (A4), surgiu a primeira peripécia do dia. O Trepador, que devia estar muito entusiasmado com a prova que íamos realizar, passou a portagem com muita descontracção mas como eu ouvi um sinal sonoro vindo da referida portagem, perguntei-lhe se ele tinha o aparelho da “Via Verde”, ao que ele respondeu com uma travagem. Resumindo, tivemos que recuar cerca de 50 metros para se retirar o talão pois senão a viagem ia ficar um bocado mais cara.
Passados alguns minutos, lá chegamos a Penafiel e perante uma boa sinalização, facilmente encontramos o recinto da feira (Agrival), local este, onde teria início/fim a prova de BTT. Como chegamos bem cedo, fomos dos primeiros a levantar os dorsais, Trepador – 14, Trilhos – 15 e Saca Saca – 16, tendo-nos sido entregue também um saco com várias ofertas, destacando-se a t-shirt e as meias (estas sim, de uma cor fantástica!!!???).
Às 10h00, mais coisa menos coisa e após o padrinho do Trilhos (mais à frente já vão saber quem é) ter dito algumas palavras aos participantes, lá começou a prova. Primeiro foi efectuada uma breve passagem pelo centro da cidade, tendo depois entrado em zonas mais aliciantes, ou seja, mais montanhosas.
Depois de percorridos alguns quilómetros, chegamos à primeira zona de abastecimento (mais uma peripécia). Como eu vinha uns metros adiantado dos meus dois caros colegas e como não reparei que havia comidinha, pensando eu que só havia água, peguei numa garrafa e continuei o percurso. Passado algum tempo, eu bem olhava para trás, mas nada, não havia sinal de vida dos dois. Bem, pensei eu, como eles estão em boa forma (!?!?!?), depressa me apanham. O resultado final foi que eles terminaram a prova apenas 17 minutos depois de mim. Quando nos encontramos no local de chegada, tive que ouvir logo comentários tipo: “isso de ganhar vantagem nas zonas de abastecimento” ou “ ai se o Vitokourov estivesse aqui, tu ias ver”.
Depois de uma banhoca (que soube maravilhosamente bem, como sempre), fomos almoçar à cantina da Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes e aí voltei a ouvir mais um comentário depreciativo relativamente à não paragem na zona de abastecimento, mais propriamente dito pelo Trilhos: “agora não vais tu embora!”. Neste local fomos contemplados com uma visita por parte do nosso caro colega Zé Ferreira (não estivéssemos nós numa escola!!!).
Cerca das 17H00 e após termos apanhado uma ligeira seca, surgiu o momento mais alto do dia. A organização da prova efectuou a entrega dos prémios aos vencedores e posteriormente um sorteio de duas bicicletas.

Para retirar a primeira senha foi chamado ao palco o Sr. vereador da Câmara Municipal de Penafiel, que tirou a senha n.º 15 (podia ter tirado a senha com o número seguinte, mas não), e o Trilhos que estava com uma moca de sono nem se apercebeu de imediato que era o número dele. (Agora já sabem quem é o padrinho do Trilhos!)

Com um acumulado de quase 1150 metros, estes 40 quilómetros foram relativamente durinhos. No entanto o percurso era muito interessante, com “single tracks” bem porreiros. De salientar a excelente sinalização no terreno, com placas e muitas fitas espalhadas pelo percurso bem como várias indicações no solo, estando a organização de parabéns.
É, sem dúvida, uma prova a participar novamente no próximo ano.

Pimenta Saca Saca

2 comentários:

Anónimo disse...

Duas notas:
1º, uma estreia mundial da táctica de ataque surpresa nas zonas de abastecimento e depois, ah e tal não vi que era para parar, tive a vossa espera, etc... vai servir como Cátedra para os books da especialidade.
2º, a qualidade da organização e de todos os restantes aspectos da maratona, o percurso é simplesmente espectacular, a repetir sem dúvida, nem que seja em reconhecimento.
Execpção feita as meias vermelhas claro....

Anónimo disse...

depois o sortudo sou eu...
mais uma bicicleta para o Manel desmontar.
então nando já começastes terminar os passeios sem esperar pelos companheiros de viagem isso nem parece teu....abraço