domingo, 21 de fevereiro de 2010

Abraço ao Bruno - Pensamentos.

***Toca o despertador. 06H50. Paradise City como toque de alerta. O tempo que se faz sentir lá fora é tudo menos o paraíso. A PREGUIÇA está deitada ao meu lado, sussura-me palavras doces ao ouvido, abraça-me, convida-me a ficar mais um bocadinho. Sinto-me tentado pelo seu convite. Não. Não posso. Não quero. O BRUNO está à minha espera! À nossa espera!
***Os Bravos e Bravas do Bike17 já estão a caminho. O Pimenta chega desta vez a horas, é o primeiro à porta de minha casa!!!! Sinal Celestial de que algo vai mudar hoje. Para melhor.
Manuel Xinateiro e Pedro Trilhos são os próximos. Pai e Filho em sintonia e harmonia plena. Seguem-se o Sérgio Fugas, Sónia, Isabel e Vítor. Vêm animados como é do seu timbre, espírito contagiante que rapidamente se propaga.
Por esta altura, o Élio, Renata e Edite aguardam por nós nas bombas da A3. Estreia dura para muitos. Mas moralizadora e gratificante. Abastecemos a alma e seguimos para Fafe. O BRUNO está à nossa espera!
***Chove a cântaros. Faz frio. Equipamos. Tem de ser. ELE não pode esperar. Não vejo desmotivação nos Bravos mas sim alegria, altruísmo, espírito de amizade, caras e corações felizes. E corpos encharcados.
***O BRUNO já se encontra na linha de partida. Sobressai no meio da multidão. Dá a partida. Trilhos, Manuel Xinateiro, Pimenta Saca Saca, Sérgio Fugas, Vítor, Élio, Renata e Edite partem para os 40 Kms. Sónia e Isabel têm de aguardar um pouco mais para o passeio pedestre. Mas vai valer a pena esperar.
***Divago um pouco: o Homem do chapéu branco fica-me na retina. Tiro-lhe uma foto. A minha nova máquina digital é de cor amarela, ainda bem, fica mais visível se a deixar cair nos trilhos, pensamento inocente naquele momento. Não sei porquê.
***Sucedem-se as descidas e subidas, sobretudo as subidas, a lama toma conta das nossas bikes, cansa-nos as pernas. Mas não a alma. O percurso é duro e longo, mas esquece-se logo esse pormenor ao contemplar as magníficas paisagens e trilhos escolhidos. Olho para os Bravos e Bravas e vejo sofrimento em alguns. Mas vejo igual determinação. O BRUNO está à nossa espera para o merecido Abraço.
***Já não sei da maior parte dos meus camaradas e amigos, encontro -me com alguns no abastecimento. Que boas estas sandes de marmelada e fiambre. Que frio também. Não faz mal, sei que estão a gostar, que vão chegar bem e que vão apreciar o dia. Este dia..

***Chego enfim à meta. Sensação do dever cumprido. Os Bravos e Bravas já chegaram. Já deram o SEU abraço . O BRUNO está lá. Aperto-lhe a mão. Fico embaraçado, não sei o que lhe dizer. Tanto coisa para ser dita. Penso nas muitas injustiças e nas partidas que a vida prega. Nos muitos BRUNOS pelo país fora. Fico revoltado. Também, à minha maneira, sei um pouco como te sentes BRUNO, penso para mim. Mas vejo e sinto confiança e forças no BRUNO para seguir em frente e vencer as adversidades, sejam elas quais forem. Fico mais sossegado.
***No final, troco ideias e sensações da caminhada com a Sónia e a Isabel. Vejo a satisfação nas suas caras. Caminhos desconhecidos percorridos em harmonia com o Mundo. Divago: que bem que me sabia nesta altura ser convidado para um daqueles lanches, vinho e broa à mistura, no meio da paisagem. Talvez noutra vida.
***Olho em volta, banhos tomados, vejo corpos cansados, fatigados, mas espíritos cheios e preenchidos. Regressamos por fim. Chego a casa. Cansado. A PREGUIÇA já dorme. Deito-me ao seu lado. Furtivo. Amanhã é outro dia. Adormeço. Em Paz.
PS. Esta Crónica, simples mas sincera, minha, nossa, é para ti BRUNO. Para te dar alento e forças para o futuro.

Fotos deste Passeio

Download deste Trilho

3 comentários:

Pedro "Trilhos" disse...

Este passeio foi mais um esforço pela solidariedade, que calha sempre bem.
Está aqui uma Crónica ao nível do blog internacionalmente conhecido como:http://almapassaro.blogspot.com/.
Ó Mouteira cuidado que vais ter concorrência...

Joao Mouteira disse...

Concordo plenamente. mas isto tem uma explicação: O trepador recorreu ao coração para ir buscar a tinta que escorreu no papel, e quando assim é resulta nisto. Parabéns a todos que estiveram no evento.

Mário disse...

estes bofias estão a ficar uns escritores ao nivel do Saramago.
Dá-seeeee
muito bom , quase chorei.
Agora a sério.
Uma crónica 5 estrelas, parabens trepador.
Marito