domingo, 28 de junho de 2009

1º Raid BTTALFENENSE.

Desta vez, eu, Saca Saca, Trepador, Santiago Bip Bip, Santos e Litos Compostela, fomos para Alfena, bem perto da casa do Trepador, participar no 1º Raid BTTALFENENSE.

Inicio a rolar rápido por estrada até entrar na serra de Valongo, aí comecei logo a levar coça da topografia, devido à minha actual forma física.

Já estava a pedalar para a frente mas a “andar para trás” quando olho para a frente e vejo toda a gente a subir uma rampa descomunal, que ia rebentar comigo com certeza, quando vejo 2 setas pintadas nas pedras a indicar o caminho à direita por um singletrack, -“Será por aqui?” pensei eu.
Quando ouço alguém atrás de mim a gritar como se estivesse a responder ao meu pensamento (se calhar pensei alto!), -“É á direita, vão todos enganados”.
-“De certeza”? Questionei sem força sequer para olhar para trás, -“ Sim, fui eu que marquei o percurso.” Responderam-me.
Foi a minha salvação, um singletrack à maneira em vez daquela subida, e lá fui eu mais uma meia dúzia de atletas pelo caminho correcto.

Na junção do singletrack, com o caminho alternativo (e que só serviu aos batoteiros para cortar caminho de certeza), que quase toda a gente tinha tomado erradamente, vejo o Trepador á porrada com a bicicleta, fui ter com ele, e vi que ele tinha tido um furo.
Fiquei lá só para dar apoio moral, mas ele não foi na conversa do apoio moral e pôs-me também a dar à bomba, quando aparece o Saca Saca, que nem apoio moral veio dar e o Bip Bip, que está em grande forma (deu-me a descomunal coça de 1hora de avanço em Viana do Castelo), mas que desta vez tinha que vir a gerir pois tinha uma rotura no músculo da perna.
Por esta altura ao Santos e ao Litos Compostela, já ninguém os via, o Santos por estar em grande forma, (já o tinha provado em Portalegre) mas o Compostela devia ser por já andar a cortar caminho (como é seu costume) e por estar cheio de medinho que eu o deitasse pelos penhascos abaixo, que por sua vez também andava á procura do gajo das rodas em carbono para lhe dar o mesmo destino.

Continuando caminho, não faltou muito para a bicicleta de arame, do Trepador voltar a dar problemas, desta vez rebentou a câmara-de-ar, lá tive que dispensar a minha única câmara e mais um bocado de apoio moral, igual ao da primeira vez, a dar á bomba. Entretanto o Saca Saca e o Bip Bip, foram “andando devagar”, e nós 2 ficamos para trás ao ponto de atrasarmos a moto4 vassoura, que ainda esteve uns bons 10 minutos parada á nossa espera.

Continuando em ritmo acelerado para tentar apanhar os 2 que tinham “ido devagar” e principalmente para fugir ao último lugar que estava então confortavelmente seguro por 2 representantes BIKE17ECO, mas nunca mais os apanhamos, até chegar ao abastecimento onde ambos nos esperavam.
Soubemos da queda do Bip Bip, que já meio desmoralizado, nos disse que ia “andando devagar” (nunca mais o vimos). E enquanto eu e o Trepador comíamos, fomos ouvindo as críticas do Saca Saca, que já estava há não sei quanto tempo á nossa espera e para nos despacharmos que estávamos a perder muito tempo, por causa da bike do Trepador. Ora o gajo da bicicleta de pau a criticar o da bicicleta de arame, ia ter que haver troco.

A seguir ao abastecimento com calma, porque já não éramos os últimos lá fomos pedalando até que a faltar 5 kms para terminar, a bicicleta de pau do Saca Saca resolve furar também, foi o destino a dar o troco pelas críticas, lá tive que dar mais um bocado de apoio moral.

O percurso com muitos singletrack`s que eu não conhecia, excelentes para fugir aos habituais estradões em pedra solta, que fazemos quando vamos para estes lados, um percurso certamente para repetir com tempo seco, mas na minha opinião era de evitar o banho no Rio Leça, que infelizmente não é mais que um esgoto a céu aberto, (era um cheiro a água choca!!)

Depois do banhinho, o almoço ao ar livre (ainda bem que nesta fase não choveu) mas de pé. A ideia do churrasco é boa, mas depois do esforço sabia bem comer sentado.

Ficou a promessa da organização de mais raids destes, que certamente irão atrair mais atletas no futuro e a nossa promessa de lá voltar para explorar melhor estes trilhos.

Pedro "Trilhos"

PS: Dois dias depois, pego na minha bicicleta (feita também dum material qualquer reles) e vejo que tinha partido um raio da roda traseira. Afinal também houve troco para mim...

Download deste Trilho

2 comentários:

Trepador disse...

Já pus as autoridades competentes a investigar as várias sabotagens que me foram feitas... três furos - pois é mais um quando cheguei a casa - e um pneu rasgado, fosgasse, só faltava ficar em último e levar com o gajo da moto4!!!!
A organização está de parabéns pois escolheram um percurso altamente que até a mim me supreendeu dada a variedade. Só podem melhorar nas próximas edições.
A repetir sem dúvida com tempo e piso seco.

Saca Saca disse...

Acho bem que investiguem pois apesar de eu só ter furado uma vez não quero que deixem passar isto sem que o sabotador seja sancionado. Um percurso muito bom que podia ter sido mais bem disfrutado se não estivesse bastante escorregadio devido à chamada chuva molha tolos. A repetir, sem dúvida!