sábado, 18 de agosto de 2018

Arrábida, o trilho do Fio Dental e uma clavícula partida!

** O dia de Puro BTT tinha tudo para ser perfeito, o trilho escolhido, com cerca de 36 kms, iniciava junto à entrada de Palmela (Setúbal), em plena Serra do Louro (que delimita o Parque Natural da Serra da Arrábida a Norte), levando-nos depois a penetrar em plena área protegida do mesmo em alguns lugares emblemáticos e o famigerado singletrack do Fio Dental.
** Aliás, no ano anterior, eu, o Fugas e o Pimenta "Saca Saca" tinhámos começado a primeira e única etapa realizada ali no âmbito do circuito NGPS, contudo não passamos pelo trilho dos moinhos como desta vez, por não ter sido permitido dado a condição de ser considerado área protegida, e acabamos por perder um percurso espetacular como veremos à frente (Crónica aqui: http://bike17eco.blogspot.com/2017/09/ngps-palmela-rota-dos-sabores.html).
 ** Os mafarricos eram os do costume, o Monteiro "Cromagnon", o Marinheiro e a minha pessoa.
 ** Iniciamos então com entrada pela Rota dos Moinhos e respetivo Castro de Chibanes, num percurso que variava do técnico com muita pedra ao estradão estreito a contornar os moinhos, o que deu origem à primeira queda do dia do Monteiro, sem consequências.
 ** A rota inicial está inserida numa Pequena Rota Pedestre devidamente sinalizada (PR3 Percurso Pedestre na Serra de Sao Luis).
** Falhámos a ligação por um single que vinha dar ao estradão onde finaliza o trilho do Fio Dental, pelo que andamos sempre junto ao alto dos moinhos, algumas vezes por caminhos de cabras, até encontrar o cruzamento onde inicia o famigerado singletrack e onde desemboca também o "Cai de costas". Fizemos aí o nosso reconhecimento do Fio Dental, simplesmente espetacular!
** O destino seguinte era a descer por estradão até à estrada, onde se localizava a Cascata da ribeira de Alcube, mas esta estava praticamente seca.
 ** Passagem por trilhos até ao parque de merendas da Comenda, onde reabastecemos de líquidos, com vistas para Tróia, para depois seguir na parte mais difícil do trajeto, em subida por estrada e trilho, cruzando a fábrica de cimento de Outão.
 ** O calor intenso já se fazia sentir, os líquidos já não abundavam, no alto da Ermida das Necessidades, junto da Nacional 10, optamos por tentar concluir os últimos 7 kms que nos separavam de Palmela sem desviar para almoçar noutro local, erro que nos foi fatal, dado o cansaço e a desidratação, pois a 2ª passagem pelo Fio Dental vai-se revelar madrasta.
** Numa autêntica montanha russa daí em diante, descemos a acentuada subida do "Cai de Costas", preparando-nos para dar início à nova passagem pelo Fio Dental, com outra confiança, tendo eu partido em primeiro, o Marinheiro logo a seguir e por fim o Monteiro. 
 
 ** Com os níveis de alegria e adrenalina ainda em combustão, já aguardava pelos meus companheiros no fim do trilho, até ouvir vários assobios, algo não tinha corrido bem na descida, o Marinheiro na parte final, onde existem uma secção com alguns regos, tinha passado por cima da bicicleta e foi embater com o corpo no solo, resultado: clavícula direita partida, conforme mais tarde lhe foi diagnosticado nas urgências do Hospital do Setúbal.
** Sem quase rede de telemóvel e sem grande pontos de referência de nome de estradas, a indicação que demos para o 112 foram as coordenadas do GPS, nome do trilho do Fio Dental pois de certeza que os Bombeiros o conheceriam, o nome de uma Quinta Rural ali existente, dados que foram mais do que suficientes para nos localizarem, um bem haja aos operadores do CODU, aos Bombeiros de Palmela e à GNR pelo seu profissionalismo.
** Lamentavelmente e quase a chegar ao nosso destino, o dia que estava a ser de puro prazer ficou marcado pelo infortúnio do Marinheiro, levando ao términos do mesmo.
** De facto percebe-se por aquela área protegida ser o quintal de eleição para os amantes do BTT, entre outros praticantes de várias modalidades ao ar livre, dado a diversidade de trilhos, dureza, beleza e sua singularidade.
** Resta-nos desejar uma rápida e boa recuperação ao nosso amigo Marinheiro que viu o azar bater-lhe à porta, sendo certo que esta nunca mais vai esquecer o famigerado Fio Dental!

Sousa "Trepador"

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente descrição amigo. Obrigado pelo apoio...
Abraço

Saca Saca disse...

Excelente registo "xouriço"! As melhoras para o Marinheiro. Abraço