segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O SANTUÁRIO DE FÁTIMA AOS OLHOS DE UMA CRIANÇA.

* Tinha EU mais ou menos 2 anos de idade quando fui com os meus avós maternos ao SANTUÁRIO DE FÁTIMA
* Dessa minha viagem não guardo memória alguma infelizmente.
* Olho agora distante para aquela criança inocente e irrequieta, reparo na mão da sua avó a segurá-lo (para não estragar o esforço do fotógrafo provavelmente), perscruto a figura imponente do seu avô e invade-me profundamente a famigerada saudade.
* Confidencio-vos, foi a primeira e única vez, destes já meus alguns longos anos, que visitei o Santuário. Não voltei a sentir o seu apelo nestes anos todos. Por nenhuma razão em particular. Por todas as razões. Segui simplesmente o meu caminho. E ele não passava por ali.
* Entretanto, a Criança tornou-se num Adolescente. E o Adolescente tornou-se num Homem.
* Até que decorrido o ano de 2013, pleno século XXI, esse Homem resolveu cruzar finalmente o seu caminho com a Nossa Senhora. Inesperadamente, na época estival, fez por lá uma breve passagem, quando se encontrava em trânsito para Sul, e sentiu-se desde logo tocado pela envolvência e paz daquele local, não se quis despedir, antes sim reiterou um até breve.
* Quis cumprir a promessa feita e resolveu aceitar o convite dos amigos do BIK17ECO para realizar uma Peregrinação a Fátima, de bicicleta, no dia 11 e 12 Outubro, isto em duas etapas (Porto - Coimbra/ Coimbra - Fátima), pelos caminhos de Fátima e Santiago.

* Decorridos todos estes anos, o Homem acabou por chegar à conclusão de que, contas feitas, dali nunca se tinha ido realmente embora pois aquela CRIANÇA irrequieta e os seus antepassados afinal sempre o acompanharam pela sua vida fora...

Manuel Sousa.

2 comentários:

Jorge Almeida disse...

Xinateiro júnior, já era tempo de voltares a Fátima...
Aquele pequenito eras tu?
Tens a mesma postura do teu avô.

Joao Mouteira disse...

Descobriste-te e esse abrir de alma vai tornar-te mais pessoa, mais tu.