domingo, 28 de março de 2010

BTT Trilhos do Marco - Percurso puro para roladores...



***Depois do dia anterior termos feito o reconhecimento do percurso definitivo -ou quase- para o nosso passeio a Sanfins, no dia 17, marcamos presença nesta prova organizada pela Associação Amigos do Rio Ovelha e a desenrolar-se na cidade do Marco de Canaveses.

***Inicialmente, nenhum de nós contava estar presente, isto apesar de ter feito a inscrição, mas o Pimenta Saca Saca, a precisar de treinar para os 100 kms da Maratona de Idanha à Nova, em Maio, resolveu efectuar o pagamento da inscrição sem avisar ninguém... Conclusão: à falta de candidatos, não podia deixar uns dos meus parceiros de treino ir sozinho e levantar a Super Mega Taça no final bem como trazer as boas oferendas de qualidade da organização: uma garrafa de vinho verde e um sortido de Doces do Freixo, típicos da região! Isso é que não podia perder Amigos....
***Tempo fresquinho e cinzento pela manhã mas a prometer sol, o que veio a acontecer, mais um dia espectacular, concentração e partida dos Betetistas pelas 09H e pouco no Estádio Municipal Avelino Ferreira Torres.

A elite e pesos pesados do Ecobike, Tó Jó, Jorge Almeida, Santiago, e o Super Atleta dos Sprintveloceteam, Marito, a marcarem também presença, betetistas que estão em super grande forma esta época.

De realçar a companhia de dois colegas da "Casa", Couto, ex-17ª, e Rocha ,da 18ª, amigo do Pimenta.

***Vendo a altimetria do percurso fornecida pela organização, do km 5 ao km 16, ia ser uma subida bastante dura e acentuada, o que se veio a confirmar, feita na maior parte em piso de terra rolante, alguns trilhos pedestres e estrada, com passagens pelo Percurso Pedestre PR1 MCN, Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago, mas com a característica de percentagens elevadas em algumas zonas. Como saímos relativamente cedo na frente do pelotão, juntamente com a malta do Ecobike, não apanhando os habituais engarrafamentos (situação a rever em futuras provas pois compensa a perda de tempo desnecessária e confusa em provas mais numerosas), Eu e o Pimenta lá metemos o nosso ritmo e fomos trepando monte acima, contemplando a beleza da paisagem envolvente.

***Já o pessoal do Ecobike se encontrava para a frente - esqueci-me de trazer os elásticos para amarrar a minha Bike a um deles - mas eis senão que vemos o Santiago Beep Beep à nossa frente e denotando algum cansaço: Então Santiago, tá tudo amigo? pensando eu que tinha sido vítima de sabotagem técnica por parte do Jorge Almeida. Resposta: Eh pá, ontem foi dia de tainadas, cabrito ao almoço e à noite uma feijoada à transmontana, hoje não tou no meu melhor... e não tomei o pequeno almoço, tá-me a dar a fraqueza! Olha lá, tenho aqui uma banana na mochila (à falta de leitão assado em barras ou arroz de cabidela em pó...), queres maior? Resposta: não, obrigado amigo, não deve ser preciso. O nosso Amigo Santiago, que só encontraremos depois no fim pois seguimos no nosso ritmo, confidenciou-me que fez mal em não aceitar o reforço pois sentiu-se bastante debilitado até chegar ao 1º abastecimento (laranjas e água somente, não muito positivo). Atenção Chouriços, mais vale uma Banana no bucho que duas na mochila dos outros :)
***Não poderia deixar de realçar durante toda a fase das subidas, até à Serra da Aboboreira, da impressionante etapa do Pimenta "Saca Saca", que manteve sempre um ritmo certinho, quase não desmontando, impressionando-me e pondo-me a pensar em duas coisas: a eficácia comprovada do M150, trazido da Maria da Fonte e que vou ter que arranjar uns preguitos camuflados para futuras provas.... (na foto podem ver lado a lado com o Pimenta, uma Betetista espanhola, que fazia dupla com o seu marido, os dois com os mesmos modelos de bikes, em bom ritmo e que, de modo até curioso, acabaremos por fazer o último terço do percurso em conjunto e na roda deles).

***Do ponto mais alto do Trilho (até ao momento nada de extraordinário em termos de trilhos e singletracks, contudo excelentes marcações do terreno, boas indicações nos cruzamentos e simpatia da malta da organização bem como uma beleza histórica e cultural da zona), foi sempre a descer em velocidade quase furiosa - claro que o Pimenta teve de ir à minha frente para eu poder escolher a melhor trajectória- em larga escala por piso de terra mas a exigir máximos cautelas com alguns regos derivados da chuva) até chegar ao 2º abastecimento, este já mais completo, junto à Ponte do Arco, na freguesia da Folhada (foto ao lado).

Aí , um dos momentos altos do dia. Dois rapazitos começam a estudar de perto a bike do Pimenta, aproximam-se, siderados com tamanho engenhoca, nomeadamente com aquela parte do motor e perguntam eles sobre o amortecedor traseiro: O que é isto amigo???? É o motor dele, digo eu. Ficam mais descansados e quebra-se o mistério....

*** A partir daqui, outra pinga para variar, seguindo-se uns trilhos junto a alguns campos agrícolas, o que deu para animar mais a malta e quebrar a monotonia, vindo a dar a estrada nacional, seguindo-se 2 ou 3 kms até à meta, com novamente uma subida acentuada em asfalto....Uf...Uf!!!

***Na zona da chegada, fruto do nosso empenho e participação, recebemos a Mega Taça da Organização, o que aceitei de bom grado, pelo bom nome colectivo do Bike17Eco claro.

***A parte mais importante do treino: o tacho. Ao mais alto nível, bem servido, anho assado no forno com arroz e batata assada, estava muito bom mesmo. Tirando a parte da bolacha moída do gelado, caiu-me muito bem :)

***Impressões Pessoais:
1. ao nível organizativo, nada a apontar e sim a elogiar, bons acessos, todos os locais da logística estão localizados perto uns dos outros, o que facilita a vida aos Participantes, boa comida, banhos em dois locais diferentes - não nos faltou espaço desta vez!- entrega dos dorsais e brindes impecáveis, etc.....

2. ao nível do percurso propriamente dito, esteve muito abaixo daquilo que eu esperava daquela região, a organização tem matéria prima para escolher percursos com mais qualidade, mais técnicos e mais variados, aí sim, era a cereja em cima do bolo.

***Bem, mais um treininho para a conta pessoal, descoberta de novos trilhos e um salutar convívio entre amigos em dia primaveril.



PS. Apesar dos meus esforços anteriores, continua-se a ignorar o uso do CAPACETE no BTT....


O Atleta do Ano 2009



Download deste Trilho



Fotos Organização

Fotos deste Passeio


4 comentários:

Saca Saca disse...

Acho que vou substituir o amortecedor traseiro por um motor eléctrico, não deixa de ser ecológico e assim ajuda-me naquelas subidas infernais. Mais um belo de um treininho!

Mário disse...

Está malta está a rolar bem.

Gostei do passeio porque já não andava no monte há muito tempo mas o percurso podia ter sido melhor escolhido.
A organização esteve 5 estrelas o meu GPS é que já anda avariado hà muito tempo e mais uma vez perdi-me e fiz um desvio de 3 Km de desce e sobe..... Azar.
Venha o próximo.
Um abraço Marito.

Joao Mouteira disse...

Marito: faz como o Benfica, investe na organização( arbitragem)

Anónimo disse...

a avaliar pelas fotos...quem levou a melhor foi o Pimenta...guardou a vinhaça e mais nada...
ab
Santiago