quarta-feira, 22 de abril de 2009

Barcelos e os 5 cumes

Lenda do Galo de Barcelos

Eram 5 os objectivos mas afinal fizemos 6.

Para um último treininho em terreno duro, para a Maratona BTT de Portalegre, eu e o Trepador, juntamente com o J. Almeida do ECOBIKE, fomos até á cidade de Barcelos, para fazer o trilho dos 5 cumes, um trilho com cerca de 85 Kms e que passava pelos 5 cumes da região. Mas como 5, eram poucos acabamos por fazer 6, afinal aquilo era um treino.

Com inicio junto à Esquadra de Barcelos (claro), arrancamos para ver que o GPS emprestado do J. Almeida, só tinha para aí metade do trilho gravado, lá tivemos mais uma vez que confiar no GPS do BIKE17ECO, e nas minhas capacidades de navegador.

Terreno bom com alguns kms em estrada para aquecer até chegar ao ataque do 1.º objectivo, a serra de S. Mamede, com rampas que até a pé são difíceis de subir, quanto mais de bicicleta. Com a agravante, do piso estar completamente destruído e solto, á custa dos tipos do motocross, que como se não chegasse a poluição sonora, a poluição aérea ainda provocam a completa erosão dos solos. Andam uns a poupar na pegada ecológica (nós, o pessoal das bicicletas) e outros a poluir e a estragar tudo o que conseguirem.

Descida em singletrack, após o lanche e as fotos da praxe e imediatamente o ataque ao 2.º objectivo, Serra de S. Gonçalo, esta era a elevação mais alta que iríamos fazer, mas com bom piso (estradões em terra) fez-se num instante, embora o calor já começasse a apertar, o que deu logo motivos ao Trepador para tirar a camisola para mostrar os músculos, para impressionar quem passasse. No topo chegamos á conclusão que estava na hora de procurar um tasco qualquer para comer.

Bem, falou-se em tasco e em comer, foi descer a serra a mais de 40 km/h, até chegar á estrada principal, onde o J. Almeida, após um breve reconhecimento, encontrou a “Quintinha dos Petiscos”, onde pudemos parar e encher a blusa, frango para eles os dois e espetada mista para mim. Estava aqui o 3.º objectivo cumprido.

Após o almoço, com o calor que estava e de barriga cheia, nem para pedalar em plano, quanto mais para subir serras. Mas lá teve que ser, subida á serra do Facho, era a serra mais baixa que iríamos subir mas para mim foi a mais difícil, (porque terá sido?), mas ficou cumprido o 4.º objectivo. Por esta altura o Trepador já se começava a queixar de dores numa perna, mas nada que fosse impeditivo, por isso lá continuamos, pois ainda íamos a pouco mais de meio. Embora eu também já estivesse a acusar o cansaço juntamente com o calor e a falta de água, uma situação que foi recorrente durante todo o passeio pois em todas as serras por onde passamos existiam parques de merendas, mas torneiras ou bicas com água, é que nem vê-las, a sorte é que as igrejas e as capelas estavam fechadas, senão lá ia a água benta.

Após a descida e como já fazia falta a água, fomos procurar outro tasco, lá demos com uma mercearia, que deu para nos abastecermos de líquidos e alguma comida, mais um objectivo cumprido, desta vez o 5.º.

No inicio da subida à serra de Airó, o 6.º objectivo, ainda parei para rezar ao S. Pedro do Monte, mas acho que ele estava ocupado e não me ajudou grande coisa, eu pelo menos não senti ninguém a empurrar-me serra acima, pois bem falta me fazia. Devagar, devagarinho eu e o Trepador lá fomos subindo, com o Jorge a pirar-se, parece que a curunchice dele está a passar.

No Topo, o Trepador com a carunchice a atacar-lhe a perna, teve que desistir de fazer a última subida a da Serra da franqueira.

Mais uma vez com o auxílio do GPS do BIKE17ECO, mesmo com as tentativas frustradas de sabotagem por parte do representante ECOBIKE, marcamos destino imediato por estrada para a cidade de Barcelos, não sem antes parar para mais uma foto da praxe, junto à ponte antiga de Barcelos, onde o Jorge perdeu a “bolsinha” da máquina fotográfica no meio das silvas.

Já na cidade ainda parei para comprar um Galo de Barcelos (até parecia mal não o fazer) e como a fome já apertava (outra vez), também passei na barraca das farturas, para a seguir me deslocar novamente para junto da esquadra, onde tomamos banho, com o patrocínio da PSP de Barcelos.

No regresso lá tivemos que voltar às silvas procurar a “bolsinha” do Jorge, porque o menino gosta muito dela e não queria ir para casa sem a mesma. Teve sorte lá a encontramos.

Resumindo, o plano inicial eram 5 objectivos e cerca de 85 Km, fizemos 6 e cerca de 80 Kms, com um acumulado de 1860mts e 6H30 de pedalada.

Deu para ver que em Portalegre vou levar uma coça descomunal, e que provavelmente nem vou acabar dentro do controlo, mas lá estarei para o que der e vier.

Pedro "Trilhos"

Download do trilho dos 5 cumes

1 comentário:

O Trepador disse...

Mais um treininho dos duros para avaliar a forma física individual do momento. Conclusão: o Jorge, comprovando as minhas suspeitas, já anda nas drogas e transfusões outra vez, o Trilhos tá a subir de forma, deve ser dos treinos de ir buscar o pão pra casa, quanto a mim, o salapismo parece estar a atacar-me tb, já nem na montanha deu luta aos meus camaradas....
Faltou conquistar o último cume mas mesmo assim valeu a pena pois recomenda-se o percurso efectuado até ali.
O pior foi mesmo no fim a aturar o Bolsinhas que não se calava com o dito objecto de culto!