** Aliás, no ano anterior, eu, o Fugas e o Pimenta "Saca Saca" tinhámos começado a primeira e única etapa realizada ali no âmbito do circuito NGPS, contudo não passamos pelo trilho dos moinhos como desta vez, por não ter sido permitido dado a condição de ser considerado área protegida, e acabamos por perder um percurso espetacular como veremos à frente (Crónica aqui: http://bike17eco.blogspot.com/2017/09/ngps-palmela-rota-dos-sabores.html).
** Os mafarricos eram os do costume, o Monteiro "Cromagnon", o Marinheiro e a minha pessoa.
** Iniciamos então com entrada pela Rota dos Moinhos e respetivo Castro de Chibanes, num percurso que variava do técnico com muita pedra ao estradão estreito a contornar os moinhos, o que deu origem à primeira queda do dia do Monteiro, sem consequências.
** Falhámos a ligação por um single que vinha dar ao estradão onde finaliza o trilho do Fio Dental, pelo que andamos sempre junto ao alto dos moinhos, algumas vezes por caminhos de cabras, até encontrar o cruzamento onde inicia o famigerado singletrack e onde desemboca também o "Cai de costas". Fizemos aí o nosso reconhecimento do Fio Dental, simplesmente espetacular!
** O destino seguinte era a descer por estradão até à estrada, onde se localizava a Cascata da ribeira de Alcube, mas esta estava praticamente seca.
** Numa autêntica montanha russa daí em diante, descemos a acentuada subida do "Cai de Costas", preparando-nos para dar início à nova passagem pelo Fio Dental, com outra confiança, tendo eu partido em primeiro, o Marinheiro logo a seguir e por fim o Monteiro.
** Sem quase rede de telemóvel e sem grande pontos de referência de nome de estradas, a indicação que demos para o 112 foram as coordenadas do GPS, nome do trilho do Fio Dental pois de certeza que os Bombeiros o conheceriam, o nome de uma Quinta Rural ali existente, dados que foram mais do que suficientes para nos localizarem, um bem haja aos operadores do CODU, aos Bombeiros de Palmela e à GNR pelo seu profissionalismo.
** Lamentavelmente e quase a chegar ao nosso destino, o dia que estava a ser de puro prazer ficou marcado pelo infortúnio do Marinheiro, levando ao términos do mesmo.
** De facto percebe-se por aquela área protegida ser o quintal de eleição para os amantes do BTT, entre outros praticantes de várias modalidades ao ar livre, dado a diversidade de trilhos, dureza, beleza e sua singularidade.
** Resta-nos desejar uma rápida e boa recuperação ao nosso amigo Marinheiro que viu o azar bater-lhe à porta, sendo certo que esta nunca mais vai esquecer o famigerado Fio Dental!
Sousa "Trepador"
2 comentários:
Excelente descrição amigo. Obrigado pelo apoio...
Abraço
Excelente registo "xouriço"! As melhoras para o Marinheiro. Abraço
Enviar um comentário